[FUG-BR] ajuda com I-RAM SATA em FreeBSD6

Alexandre Bensi aledon em dep.ufscar.br
Qui Mar 30 12:29:26 BRT 2006

Pessoal,

 Estive pensando cá meus botões.. quando participei da tradução do FAQ
FreeBSD, Troubleshooting, aprendi alguma coisa sobre a forma que o FreeBSD
trabalha com dispositivos de armazenamento.. basicamente ele ignora as
instruções da BIOS, utilizadas pelo FreeDOS que utilizei no teste preliminar
pra acessar a unidade I-RAM.

 Esta correto imaginar que só terei sucesso em utilizar essa unidade I-RAM
somente depois que o Kernel for re-modelado com suporte a I-RAM?

"Porém, o driver (software controlador) do FreeBSD não trabalha ou acessa
comandos da BIOS para para interagir com o drive (HD), então um mecanismo
chamado bad144, existente no FreeBSD, acaba substituindo esta
funcionalidade. O bad144 só trabalha com o drive wd (portanto, não é
suportado no FreeBSD 4.0), e não pode ser usado com drive SCSI. O bad144
trabalha marcando e organizando setores ruins encontrados no HD, em um
arquivo especial no disco."

Abraço,
Alexandre.

On Wed, 29 Mar 2006 10:39:04 -0300, Alexandre Bensi wrote

.:*:. http://www.aledon.org

--
Sistema correio eletrônico acadêmico DEP/UFSCar