[FUG-BR] Free + squid

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Domingo Novembro 5 13:26:17 BRST 2006

 > O mesmo funciona no inicio legal, porem depois de uns 2 ou 3 dias comessa a
> falhar, as paginas não abrem na primeira, tipo, se abrir o navegador não
> abre, se fechar o navegador e abrir de novo vai beleza.
>
> O cache fica lento em alguns momentos e os clientes acabem reclamando que
> fica lento, ai lanço a pergunta.
>
> Alguém da lista tem cache operante, para um trafego diário de uns 4 megas
> direto 24h por dia, para uma rede de uns 400 clientes onde uma boa parcela
> dos clientes tem NAT e tem algumas maquinas atrás do nat?

Nao entendi essa. Esses clientes com NAT teroricamente nao usuariam o
squid pra acessar a WEB por razoes obvias.

No meu trabalho o squid tem em media 6 mbps de trafego das 8 da manha
as 8 da noite sendo que existem 2000 usuarios, em media 1500
pendurados simultaneamente tudo rodando em FreeBSD 6.1 numa boa. Ainda
tem o Dansguardian como filtro de conteudo.

Pelas configuracoes de hardware do teu servidor, usando FreeBSD voce
conseguiria fazer isso e ainda teria uma alta percentagem de cpu idle.

> No fim o cache era pra ajudar e só atrapalha, para redes pequenas bomba
> legal...

Isso eh lenda.. tipo uma que rola por ai que diz que se voce compilar
o seu kernel ele vai ficar mais rapido.  :D
Se o squid roda bem num site que tem milhares de usuarios conectados,
imagina num com menos carga de processamento.

> Se algume já tiver passar por isso ou tem algumas dicas legais...

Sugiro que voce revise o teu squid.conf, ou mesmo monitore a
performance do teu sistema. Ja tentou dar um top ou systat ? Verifique
as conexoes no teu servidor proxy. De uma olhada no cache.log, ssim
como nos logs do sistema.. Voce esta fazendo NAT pro squid ? Dependo
do teu firewall isso tb pode causar serios bootlenecks...

[]'s

--

No stupid signatures here.