[FUG-BR] pppoe server controle de banda

thiago em imbituba.sc.gov.br thiago em imbituba.sc.gov.br
Segunda Novembro 13 12:54:11 BRST 2006

Coloquei em varios provedores de internet essa estrutura:

FreeBSD + pppoed + ipfw/dummynet + squid + freeradius(postgresql)

Via web, voce adiciona algum login com um "grupo".
De acordo com o grupo, voce define uma classe ip, e voce vincula classes
ip com o controle de banda que desejas.
Ex.: 192.168.60.0/24 - 128K
     192.168.61.0/24 - 256K

Deixei o firewall como default to deny nas interfaces de rede, e somente
os tun* que trafegam. Isso evita bastante dores de cabeça.

Se voce estiver usando wireless, seria mais facil fazer os clientes nao
se enxergarem por ali mesmo, no proprio access point. Se for cabeado, só
usando switch com vlan mesmo....

Valeu?