[FUG-BR] CARP e sincronismo de dados/configs/programas/serviços

Daniel Bristot de Oliveira danielbristot em gmail.com
Segunda Novembro 13 21:47:19 BRST 2006

Ai Rogério!

Estais certo em cada palavra, eu ja fiz este esquema e o problema foi
o mesmo... É que estamos fazendo uma *injambração*, que funciona, mas
não é perfeita...

A mudança de estado para os servidores Web, seria tranparente, o NFS
funciona perfeitamente para a troca de estados.

O DRDB no Linux cuida disto, mas não achei nenhuma solução melhor que
esta ai com o Geom para o FreeBSD.

Da uma olhada... é +- o que você falou, a partir do slide 26.
http://midia.linuxchix.org.br/palestras/4ENLB/Bristot_FreeBSD_LoadBalance.pdf

Bom, quem fará os scripts lancaçando e sincronização, podera utilizar
um arquivo de chave por exemplo, contendo o ultimo estado do raid,
assim, antes de fazer algo, este arquivo é checado. De forma a
previnir acidentes... O real problema ai é o Mail, que exige uma
preocupação mt maior que dados de arquivos de sites, ja que
eles(arquivos do servidor web) normalmente estarão também em outro
lugar, ja o mail... o negocio é mais embaixo...

Se o mestre cair durante um envio de dados incremental, não da nada,
Para servidores web, ja que o fsck volta o fs para um estado limpo,
mas par ao mail, ja é um problema maior, pode haver perda de mensagem.

o Grande problema é o ex slave, cair durante a sincronização com o
ex-mestre, que fica com o fs sujo, não monta, ai quando os dois estão
ativos, o disco sujo é espelhado, ai pode compra o caxão....

Bom, ele faz o serviço bem feito, massss tem mt problema tb :(

meu gtalk é danielbristot em gmail.com, meu msn é danielbristot em
hotmail.com se quiser trocar umas ideias, estou ai, me interessei pelo
caso :-)

Um abraço!
--
Daniel Bristot de Oliveira