[FUG-BR] pppoe server controle de banda

Terça Novembro 14 10:08:06 BRST 2006

On 11/13/06, Dilson Moreira <dilson_moreira at yahoo.com.br> wrote:
> Ola,
>
> Gostaria de saber se e' possivel ter um servidor FreeBSD com o seguinte:
>
> 1) PPPoE Server para autenticar usuarios
> 2) limitar a banda de cada dos usuarios do PPPoE e em alguns casos atribuir
> uma banda maior para alguns usuarios
> 3) isolar o trafego entre ip's de diferentes usuarios
>
> A parte (1) pelo que estive lendo nao teria muitas dificuldades.
>
> A parte (2) surge a duvida se o ALTQ pode controlar da banda das diversas
> interfaces virtuais que serao criadas pelo PPPoE Server
>
> Na parte (3)penso em usar a dupla ip/mask diferente para cada usuario e
> [...]

É fácil, depois que se apanha MUITO para fazer isto. :^)))

Eu tenho algo assim projetado. É só garantir que os usuários tenham IP
fixo, i.e., sempre usem o mesmo IP.

Isto se faz no radius. No FreeRADIUS com MySQL se coloca na tabela radreply
uma linha por usuário. No campo UserName coloca-se o nome do usuário. No
campo Attribute se coloca Framed-IP-Address. No op, :=. E no campo Value o
IP que quer que o usuário tenha.

João Rocha.

goffredo at goffredo.eti.br
goffredo at gmail.com