[FUG-BR] Cluster de Firewall com carp + pfsync (tutorial)

Rogério Schneider stockrt em gmail.com
Quinta Novembro 16 09:45:13 BRST 2006

Exatamente Daniel.

Com o CARP é sim possível criar redundância de servers e firewall. No
caso de firewall, é simplesmente o exemplo utilizado na doc do PF,
tudo bem... Mas existem outras aplicações, é só usar a imaginação.

Com servers (www, mail) também fica viável, e muito!
Ai alguém diz: "Não quero máquina ociosa, quero divisão de carga!",
tudo bem criança!! Cria dois grupos CARP (supondo dois webserers, ok?)
e cada um é "backup do outro". Pronto, no momento que um deles cair, o
outro assume as duas identidades (ips virtuais).
No firewall vc cria um rdr com address pool, utilizando source-hash e
pronto, cada source vai sempre cair no mesmo server (sessions?
resolvido) e cada novo source cai em round-robin (load balance?
resolvido).

Feito o esquema, HA com Load Balance no CARP.

Que manter os estados entre os servers? pfsync, e ninguém perde as conexões.
     - Minha dúvida: É preciso mesmo utilizar pfsync entre os servers
internos, www, por exemplo? Ou isso apenas se aplica a redundância de
firewall? E ainda, tendo dois www com o esquema de backup mútuo, será
que um pfsync entre eles não iria atrapalhar as coisas, já que cada um
tem a sua table de estados? A não ser que o pfsync faça um merge dos
estados acho que isso iria causar problemas com sobrescrita de
estados, perdendo as conexões ativas em um dos pontos, mas ai fica a
pergunta, será que é preciso pfsync interno?

E fica sempre o problema: sincronia de dados entre os servers,
principalmente se for mail, aqui sim é que eu quero ver alguém dar
alguma opinião realmente boa, com conhecimento de causa.

Utilizar CARP para failover NÃO É GAMBIARRA, ele foi FEITO para isso,
é PERFEITO nisso e para load balance usa rdr, e pronto. Não precisa
nem verificar quem está ativo ou não (pen) pq se vc tem dois grupos
CARP em backup mútuo o rdr nunca irá direcionar para uma máquina
inativa. Eu prefiro isso (PF) a DNS balance :)

Agora falar mal do PF tem que estar pesado né? Pode parando....

Att,
RS

Rogério Schneider

+55 (55) 9985 2127