[FUG-BR] Pentium 4 HT Não reconhece segunda CPU

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Quinta Novembro 16 15:45:17 BRST 2006

Em Qui, 2006-11-16 às 09:07 -0200, Rogério Schneider escreveu:
> Tem algum teste disso? Onde eu poderia encontrar doc sobre esse
> comportamento? Eu gostaria de saber o porquê disso...

Faça seus próprios testes e veja por você mesmo, eu fiz os meus
quando botei as maos num HT (há anos quando foi lançado) e em
todos os testes o NAO-USO de HT é pelo menos 10% mais rápido.

Eu acredito que isto se deva pelo fato de que há apenas 1
processador físico (logo não há capacidade de processamento
a mais do que 1 único processador) e quando você habilita SMP
seja em FreeBSD, linux ou qualquer outro OS, você adiciona um
overhead de códigos A MAIS que precisam ser executados a todo
momento, como agendamentos de execução do scheduler que a cada
X microssegundos vai ver qual o processador mais livre e jogar
codigo pra um ou outro. E esse código a mais torna o sistema
mais lento do que simplesmente não executar esses codigos no
mesmo processador.

Basicamente é isso, faça seus testes como um make -j3 buildworld
que já deve te dar uma comparação satisfatória.

[]s
Nilson