[FUG-BR] FreeBSD 6-stable travando

Diego Augusto Dalmolin dalmolin em gmail.com
Sexta Novembro 17 08:38:18 BRST 2006

Caros

Tenho um servidor pentium4 2.4 com 1Gb de ram instalado um
freebsd6-stable (atualização de +- 30 dias atras)
Nele rodam os serviços de
postfix22+mysql41+clamd+amavisdnew+apache13+php4+pf(openbsd)+squid26
todos via ports
detalhe: estou usando o /etc/make.conf com arch pra pentium4 e uma
kernel baseada em generic com alguns parametros pro diskd do squid e
corte de alguns hardwares que não possuo (scsi, radio, wifi...)

Este servidor estava com uptime de aprox. 20 dias e do nada congelou a
tela. Nada de dumps, logs, acesso remoto, erros ou qualquer outra
coisa do genero ou algum evento em que eu possa simular o travamento.
Isto ocorre hora 1 min apos o boot, 10, 15, 40, 1:30 (totalmente
aleatorio)

Troquei TODO o hardware (saquei o HD e coloquei em outra maquina
novinha de igual configuração) e o "congelamento" permaneceu.

Atualizei o src e após umas 3 tentativas consegui um
buildworld/buildkernel sem que ela travasse

Após a atualização o problema permaneceu.

Deixei vários terminais ssh abertos, rotando o top, iostat, systat,
vmstat e em nenhum deles mostrou nada que pudesse indicar o problema.

dei uma conferida tbm nas sysctls (aumentei o so.maxconn para 256 e o
mbuffs para 64k)

Alguem tem alguma idéia/sugestão??

Diego Augusto Dalmolin
Certificado LINUX LPI
Certificado Mandriva
CCNA Mods 1,2,3
Cel: (41) 8436-2448
Msn: diegoaugustodalmolin em hotmail.com
Mail: dalmolin em gmail.com