[FUG-BR] RES: Bloqueio do Skipe

Rafael Fernandes ragatol em netsite.com.br
Segunda Novembro 20 12:45:08 BRST 2006

Cara,

O Skype se utiliza da porta HTTPS pra conectar, despistando as regras do
SQUID.

No meu caso, coloquei um acl de regex no seguinte formato

\d{1,3}\.\d{1,3}\.\d{1,3}\.\d{1,3}:443

Aí vc coloca ele em uma regra de deny, ou caso vc já tenha um acl de regex
pra bloquear sites em arquivo, apenas adicione esta linha.

Bloqueará qualquer tentativa de conectar a HTTPS diretamente com IP, que é o
caso do skipe.
Sites sérios utilizam domínios, então provavelmente vc não terá problema
algum.
Caso seja necessário acessar um HTTPS pelo IP, e se vc tiver um whitelist
(um acl de regex para liberar sites que eventualmente possam ser bloqueados
pela regra de bloqueio), vc pode colocar o ip a ser liberado neste whitelist
(assim: xxx\.xxx\.xxx\.xxx).

Não sei de jeito mais fácil do que esse. E bloqueei com sucesso no meu caso,
onde o pessoal era obrigado a passar pelo squid.

Se vc deixa o pessoal acessar direto, apenas com o NAT, aí é mais complicado
mesmo.