[FUG-BR] Migrei do Slackware 11 pro FreeBSD 6.2 RC1

Murilo Opsfelder Araújo mopsfelder em gmail.com
Segunda Novembro 20 17:03:47 BRST 2006

On 11/20/06, Giancarlo Rubio <giancarlo.rubio em pucpr.br> wrote:

> Reconheceu seu mouse, mto estranho!

> 1-Ja tentou sem essas flags?

Comentei a linha do moused_flags no /etc/rc.conf e rebootei a máquina.
Mesmo assim não funcionou.

> 2-Quando inicializa nao aparece nenhum erro?? (/var/log/messages)

Não. O que aparece são as linhas parecidas com a do dmesg:

Nov 20 16:01:29 soc65 kernel: psm0: <PS/2 Mouse> irq 12 on atkbdc0
Nov 20 16:01:29 soc65 kernel: psm0: [GIANT-LOCKED]
Nov 20 16:01:29 soc65 kernel: psm0: model IntelliMouse Explorer, device ID 4

> 3-o moused inicializa junto com a maquina?
> #ps ax|grep moused

Sim. O moused é iniciado junto com a máquina. Isso foi configurado no
/etc/rc.conf. É preciso configurar em algum outro lugar?

> 4-tente inicializar com a opcao -d (debug)

Com a opção -d ligada é mostrado um monte de números na tela. Como se
o moused estivesse pegando a posição do cursor do mouse, porém o
ponteiro não é exibido no console virtual.

Agradeço a ajuda de vocês, mas acho que vou tentar trocar esse mouse
ótico com algum amigo aqui do trabalho.

Do pessoal que usa mouse ótico no FreeBSD, por favor, me passem a
marca e modelo para comprar um e não ter que ficar preocupado com
essas configurações e problemas de detecção.

Tirando esse pequeno problema, to curtindo demais o FreeBSD.

Muito obrigado.