[FUG-BR] FreeBSD 6-stable travando

Daniel Dias Gonçalves daniel em dgnetwork.com.br
Quarta Novembro 22 23:11:33 BRST 2006

Diego,

Tenho vários servidores rodando FreeBSD 5.4, 6.0 e 6.1 ligados 24hrs,
somente com PF, Carp e Bind 9.3.1 e 9.3.2
Pelo menos uma ou duas vezes no mês algum deles travam. O que está me
salvando é o carp ...
Eu ainda não identifique o problema ao certo, mas desconfio totalmente
do Bind, o travamento é como está acontecendo com vc, totalmente
silencioso, sem nenhuma mensagem do kernel, sem nada nos logs ... Os
hardwares já foram trocados, absolutamente tudo.
As vezes acontece do processo do named (Bind) ficar com state "kserel"
no "top" e parar de responder, nem utilizando kill mata o processo,
somente reiniciando.
Já mandei mensagens sobre este problema para várias mail list do
FreeBSD, mas ninguém respondeu.
As vezes desconfio que tem alguma vulnerabilidade nestas versões do Bind
que ainda não se tornou pública.

Só para compartilhar outras experiências, o FreeBSD não se dá bem com
certos tipos de memórias genêricas, já tive diversos problemas com
Memória ram x FreeBSD que ocasionavem estes travamentos.

Atenciosamente,

--
Daniel Dias Gonçalves
DGNET Network Solutions