[FUG-BR] amd64 e P4

Tiago das Neves Arnold tnarnold em redemeta.com.br
Sábado Novembro 25 19:55:32 BRST 2006

Poh João... falo quase tudo meu blz.... show de bola....
só pra complementa.... o motivo pelo qual o P4 é mais rápido em aplicações
"multimidia" profissional é o fato da popularidade da plataforma influênciar
no desenvolvimento dos softwares... esses estagios que o joão falo ai até
são bem vindos nos processadores mas quando o software é desenvolvido
otmizado para isso.... agora em aplicaçoes comuns "bolo pronto" defasa o
desempenho...
[ ]'s

----- Original Message -----
From: "Joao Rocha Braga Filho" <goffredo em gmail.com>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Saturday, November 25, 2006 1:43 PM
Subject: Re: [FUG-BR] amd64 e P4

On 11/25/06, gethostbyname <gethostbyname em gmail.com> wrote:
> Eu sempre vejo as pessoas defenderem o amd64. Por acaso, isso tem algum
> fundamento técnico ou econômico? Como alguém pode comparar dois
> processadores apenas pelo modelo sem citar a quantidade de memória cache,
> HTT ou não e o tipo de aplicação em que o processador está sendo
> utilizado?

Vamos lá:

- HTT não é vantagem tecnológica, e sim necessidade. O processador AMD
K7 tem 10 níveis de pipeline, e o AMD64 tem 12. Os primeiros Penitum 4 tem
20, e os atuais 31. Isto faz com que a mastigação de instruções seja lenta,
parte do processador fica esperando a mastigação das instruções para saber
o que tem que fazer. Então resolveram mastigar 2 programas ao mesmo
tempo, com duas pipelines separadas, para dar mais ocupação ao processador,
e assim tiveram um ganho de cerca de 30%.

- A arquitetura do Pentium 4, como viu antes pela quantidade de níveis de
pipeline, não foi feita para ter desempenho, e sim, para clock alto.

- O Pentium 4 foi lançado às pressas, pois o AMD K7 estava surrando o
Pentium
3. O Pentium 3 só chegava a no máximo 1 GHz, e acima disto precisava de
um reprojeto, mas a Intel lançou a versão 1.133 GHz, que fracassou nos
testes
de desempenho com crashs, como relatou o TomsHardware, e assim todos
foram recolhidos. Sorte que não tinham sido vendidos ao consumidor final.
Mas
parace que alguns sites já estavam fazendo pré-venda. Demorou 10 meses
para ser reprojetado, mas quando foi, foi lançado sem alarde. Existiu
Pentium
3 de até 1.4 GHz. Um dos motivos deste silêncio foi que o AMD K7 fazia em
média mais instruções por ciclo de clock que o Pentium 3, que sua vez fazia
em mais que o Pentium 4. Alguns dizem que um Pentium 3 de 1.4 era mais
rápido que o Pentium 4 de 1.8.

- Um efeito do clock alto é ter muitas transições nos circuitos lógicos, o
que
consome mais corrente, que gera mais calor etc.

- O AMD64 é um AMD K7 com várias partes reprojetadas, com a gerência de
memória incluída para diminuir a latência no acesso à memória. Ele visa
economia de ciclos de clock, fazendo mais instruções ainda por ciclo de
clock,
evitando problemas de calor, que é um dos fatores limitadores do clock.

- O novíssimo processador da Intel é o Pentium 3. Sim, quase isto. Pegaram
o barramento externo do Pentium 4, o núcleo do Pentium 3, mais alguns
reprojetos para melhoria e colocar instruções de 64 bits, e tem "a mais alta
tecnologia em processadores". Sim... pegaram o que prestava no Pentium
4, a cache e o barramento externo, e juntaram com o Pentium 3 e mais um
pouco de trabalho.

- A AMD não mudou o soquete muitas vezes no AMD64 tal como a Intel
fez com o Pentium 4, que se você não tomar cuidado pode comprar um
processador e uma placa mãe incompatíveis. Poir foram os soquetes iguais
com sutilezas diferentes nos barramentos.

- A AMD não usou precocemente a DDR2, como a Intel fez. As DDR2 400
são bem mais lentas que as DDR 400. parece que a DDR2 533 é que chega
perto do desempenho da DDR 400.

- A Intel tentou impor a Rambus.

Depois me lembro de mais.

João Rocha.

> Gostaria de ter acesso a comparações mais técnicas e não apenas efetivas.
> Alguém já fez comparações entre processadores com semelhantes
> características e em aplicações idênticas para comentar alguma coisa, de
> preferência, com dados estatísticos.
>
> Pedro Henrique

goffredo em goffredo.eti.br
goffredo em gmail.com