[FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

listas diogo listas.diogo em gmail.com
Segunda Novembro 27 00:35:42 BRST 2006

é vero eu acho meio anti etico atacar o server .. da um ifconfig down estas
coisas, pq no final da historia vc q sai como o vilão da coisa .

mas de qualquer forma amigos .. gostei muito deste papo , acho que valeu
deu para refletir sobre o assunto ,  e pensar até mesmo em novas formas de
se trabalhar visando sempre a satisfação dos meus clientes e a minha como
prestador de serviços e ao mesmo tempo criando formas de me proteger ..

fico grato ao pessoal

atenciosamente Diogo Rodrigo

----- Original Message -----
From: "Antonio Torres" <antonio.torres at vsat.com.br>
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd at fug.com.br>
Sent: Monday, November 27, 2006 12:21 AM
Subject: Re: [FUG-BR] criptografar arquivo pf.conf

Junior Pires wrote:
> Caras, sinceramente, eu não acho incorreto a situação do diogo querer
> travar o servidor pra que ninguem tenha acesso ao que ele fez, porque
> tipo... Se você faz um sistema em Delphi por exemplo e vende para uma
> empresa, você vai entregar pros caras o teu codigo fonte?
>
> Bom, essa é minha opnião...
>
> Abraços.

<filosofia>

quase posso afirmar que todos nós já passamos por situação semelhante.

Virou "prática de mercado" contratar alguem para "fazer algo difícil" e
depois contratar um BIOS mais barato ([B]urro [I]ncompetente para
[O]perar o [S]istema)

Tambem é "prática de mercado" Sistemas "trancados" que criam dependencia
no profissional/empresa que o criou. Com ou sem contratos lindos e
maravilhosos, extremamente bem redigidos e detalhados.

*Tanto o contratante como o contratado têm medo de serem ludibriados*

</filosofia)

A melhor alternativa que encontrei foi o já recomendado por um colega em

Satisfaça as inseguranças das partes: Faça um contrato:

Um contrato escrito serve exatamente para isso: oferecer garantias e
estabelecer as responsabilidades das partes

- ponha *tudo* no papel *antes* de começar;
- coloque previsão (e custos) para treinar um "BIOS"
- estabeleça o custo (por hora) para corrigir erros que o BIOS fizer...

Exatamente como todas as empresas de software bem sucedidas fazem !!
(M$, SUN, SAP, etc., para apenas citar algumas)

Procure ler os contratos dessas empresas

Com raríssimas excessões, se voce ouvir algo como "para que tanta
burocracia, minha palavra não é o bastante?"... fique esperto: voce vai
ter problemas.

Esquecendo filosofia e ética e voltando ao mundo real:

Se o cara é um 171 ainda há interesse de continuar prestando serviço ?
o valor em questão vale briga ?
está disposto a encarar consequencias ?

Se tiver certeza que vale briga então brigue realmente !!

algumas sugestões:

pkg_delete -a
cd /; rm -R *
marreta de 1/2 kg

Todas funcionam, mas voce sempre vai ser o maior prejudicado: passará a
ser o vilão.

[]s

Antonio Torres