[FUG-BR] RES: Checkpoint FW-1

Terça Novembro 28 11:02:55 BRST 2006

Bom, utilizo aqui um checkpoint, deixe eu tentar dar meu relato de maneira
imparcial:

Se você vai fazer filtro de porta, até um conectiva 4.2 com ipchains(!)
funciona.

Afinal, tem gente que confunde até hoje filtro de pacotes com firewall
layer7.

O PF/IPF/IPFW/iptables/sunscreen/blablablabla são muito eficientes para
filtrar portas, mas possuem algumas deficiencias que o checkpoint, por
exemplo atende.

Exemplo, o NG com AI possui o smartdefense, que seria a solução L7 que o
snort/snortsam impelenta. Teria que entrar no site da checkpoint e do snort
pra verificar quão rápido eles são prá adicionar as assinaturas das
vulnerabilides detectadas e a partir daí tirar as conclusões sobre qual
seria mais seguro.

Essa solução smartdefente é totalmente configurada pelo usuário pela GUI,
parecida com as rules do snort. Se você tem 8 firewalls prá applicar uma
police, é mais fácil fazer em um e mandar o smartupdate atualizar do que
sair fazendo SCP/FTP em servidor.

Além disso, ao comprar o checkpoint você leva, além do filtro de pacotes/L7
uma gama de produtos, que, no conceito da checkpoint, auxiliam na segurança
da informação como um todo, desde a estação de trabalho remota até os
servidores da empresa.

Agora, não vamos falar mal do produto. Não é pseudo-vpn, ele cumpre o que
promete, ecriptando os dados que ali passam por uma rede insegura.
Além disso você pode fazezr ACL dependendo do estado do cliente, ex, se o
tráfego for prá porta 80 sem o cliente estar com o secureremote, vai ser
negado ou feito um túnel ssl com a CA do Checkpoint, pegando autenticação em
um servidor radius da empresa(ou ainda no proprio DB do checkpoint). Se o
cliente estiver com o secureremote vai ser transparente, etc etc.

Claro que isso não é só maravilha. Antigamente o checkpoint rodava em uma
gama de OS, desde NT até solaris, passando aí por AIX, etc etc.

Se houvesse uma tremenda falha no OS, não resolvida pelo usuário, o
checkpoint estaria comprometido. Ponto para nosso amigo open/free, que basta
um ipfw add deny all from any to me que evita qualquer acesso remoto.
Além disso, é extremamente irritante ter que instalar um windows 2000,
aplicar SP4 prá depois aplicar "n" hotfix prá depois instalar o checkpoint
:)
Deus sabe lá em um AIX o trabalho que deve dar se um disco queimar prá
voltar um backup com aquelas ferramentas obscuras de disco (TVTOC, RLIST,
RESGROUP...)

Sabendo disso a checkpoint fez os appliances. A ultima versão da nokia que
vi era um BSD(!), montado em 2U. Não sei a arquitetura, pois so usei a GUI.

A desvantagem do appliance é o preço, como todo sabemos, há aí um over,
mesmo se tratando de um intel-like rodando BSD.. Isso sai muito caro pra
empresa... Mas, do ponto de vista de uma garnde corporação, é mais fácil
comprar 2 appliances, deixar um redundante e em caso de queima, tirar do
rack e colocar outro, do que ficar esperando trocar servidor.

Enfim, acho que a empresa tem que ter necessidade(e tamanho e grana) prá
comprar uma solução destas. Se o perfil dela não exigir, estamos sim muito
bem servidor com Open/Free.

Neste meio do caminho tem também a cisco com o PIX, que faz um trabalho
excelente, apesar do preço ser ainda mais exorbitante.