[FUG-BR] RES: Checkpoint FW-1

Alex Moura alexsm em gmail.com
Terça Novembro 28 11:52:45 BRST 2006

On 11/28/06, c0re dumped <ez.c0re em gmail.com> wrote:

> Como assim ?  O sistema rodando no appliance é um BSD ? O FW-1 não é
> um OS tipo um IOS da cisco que roda em cima do hardware ?

Não, é um software que depende de um OS, como já foi mencionado.

A versão dos appliances da Nokia rodam um OS derivado do FreeBSD, que
eles chamam de IPSO, que tem uma interface de configuração
"curses-like" chamada de Voyager.
Para configurar o firewall, deve-se ter uma estação com um software
cliente com GUI ou pode-se até fazer ssh (suas regras precisam
permitir isso) para o appliance, mas tem que saber muito bem o que
está fazendo.
Boas referências sobre o Checkpoint são o site e o livro do phoneboy.

Alex