[FUG-BR] Duvida sobre os tipos de versoes

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Novembro 29 08:41:44 BRST 2006

On 11/28/06, Murilo Opsfelder Araújo <mopsfelder at gmail.com> wrote:

> Creio que o link abaixo pode ajudar:
>
> http://www.openit.com.br/freebsd-hb/current-stable.html
>
> A versão stable, como o próprio nome diz, é a versão estável do
> FreeBSD (versão aconselhável para se colocar em servidores de
> produção).
>
> A versão current é uma versão não tão testada ainda. É mais para
> testes (possui versões muito novas de programas). Caso vc queira
> testar a compilação dos ports com a gcc 4.1, use a versão current do
> FreeBSD. Muitas vezes os códigos fontes do base-system ainda possuem
> os debugs ligados.

> [...]

Na verdade, a principal diferença da Release e da Stable é o seguinte.
É lançado uma versão RELEASE, como vai ser daqui uns dias a
6.2-RELEASE (RELENG_6_2), essa é a versão que sai o ISO pra gravar os
CDs e tal, depois disso a versão -STABLE (RELENG_6) continua recebendo
novos commits e vai seguindo seu caminho até chegar o tempo da 6.3.

Enquanto isso a versão -RELEASE só recebe patches de correções de segurança.

As duas versões são estáveis, a diferença é que a -RELEASE não recebe
nenhuma feature nova, enquanto a -STABLE recebe. Os mais conservadores
preferem usar a -RELEASE até que saia uma nova versão e aí sim fazer a
migração e ver todas as novas features, os menos preferem ir
atualizando pra -STABLE sempre que sai alguma coisa útil no mesmo.

[]s
--
Renato Botelho