[FUG-BR] RES: logs de msn

Andrei de Oliveira Mosman listas em mosman.com.br
Quarta Novembro 29 19:08:56 BRST 2006

Dependendo do estatuto da empresa basta publicar uma circular contendo algo
como "A partir do dia X todas as conversas no MSN passarão a ser
monitoradas. blablabla". Se o estatuto não prever isso será necessário fazer
um documento desta natureza e colher a assinatura de todos os funcionários.

Lembrando que é sempre importante determinar no documento que "a utilização
dos meios de comunicação da empresa, tanto telefônico quanto digital
(e-mails, serviços de mensagens instantâneas como MSN, AIM, etc, e serviços
de voz sobre IP) estão liberados somente para fins relevantes à empresa,
descartando completamente a possibilidade do uso pessoal).".

Se a empresa possuir conexões VPN é importante lembrar no documento que os
acessos remotos à estrutura da empresa também estão sujeitos as mesmas
regras aplicáveis às pessoas presentes fisicamente na empresa, para em um
caso extremo de ir à justiça a empresa estar resguardada legalmente.

Não se esqueça de que se for colher as assinaturas dos funcionários é
importante reconhecer firma de TODAS as assinaturas no documento.

No mais tem o aimsniff e o msnsniff.

E se a empresa ficar satisfeita com o sniffer de messengers você pode também
oferecer o asterisk e gravar as conversas telefônicas bem como um squid
autenticado com ferramentas pra analises de LOGs também. Por isso sugira um
documento de aprovação mais abrangente incluindo como acima todos os meios
de comunicação da empresa, do telefônico ao digital. :) "O grande irmão zela
por ti"

[]s

Andrei de Oliveira Mosman
Mosman Consultoria e Desenvolvimento