[FUG-BR] Pentium D é i386 ou ia64?

Marcus Alves Grando marcus em corp.grupos.com.br
Terça Outubro 3 12:06:00 BRT 2006

Marcelo/Porks wrote:
> Senhores,
>
> Desculpem minha ignorância, mas eu tenho um computador aqui
> - Pentium D 3.0 GHz (FSB 800MHz - L1 32 KB - L2 4096 KB)
> - Placa mãe asus p5rd1-vm (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1232)
> - 4 HD Sata da Samsung de 80 GB (cada)
>
> A minha pergunta 'ignorante' é que:
> Esse computador é um i386 ou um ia64?

i386 com extensão EMT64 provávelmente.

Tente algum desses dois isos:

ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/6.2/6.2-BETA2-i386-disc1.iso
ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-amd64/6.2/6.2-BETA2-amd64-disc1.iso

Dai você tem que decidir se quer ele rodando em 64 ou 32 bits.

> Pois eu tentei instalar o FreeBSD com esse iso:
> ftp://ftp3.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/6.1/6.1-RELEASE-i386-disc1.iso
> e não consegui.
>
> Bootei normal.
> Bootei sem ACPI
> Bootei em safe mode
> Bootei sem os hds sata (com um IDE de 6 GB)
> Testei também diversas mídias (então creio que não é problema de mídia)
>
> Mas em todos os casos eu chego a ver a tela do sysinstall (por muito
> menos de 1 segundo) e ai o computador reinicia.

Deve ser problema de ACPI. Tenta as isos que coloquei acima.

> [...]
> a mesma placa mãe), mas a única resposta foi "verifique se seu
> hardware é suportado".
> http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2006-06/msg00242.html
>
> Ah.. e também tentei instalar com um cd do FreeBSD 6.1, mas acontece
> as mesmas coisas.
>
> O aparelho de CD que estou usando é um LG CDRW DVD ROM, mas também
> tentei com um outro leitor de cd e sempre a mesma coisa.
>
> Eu tentei verificar em
> http://www.freebsd.org/releases/6.1R/hardware-i386.html
> mas confesso que não sei como ver se meu hardware é suportado.

O processador é... só não sei a placa mãe que é onde tá o problema creio eu.

Abraços

--
Marcus Alves Grando
marcus(at)corp.grupos.com.br  |  Grupos Internet S/A