[FUG-BR] Instalação em RAID com HD SATA e Instalação em HD SATA

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Terça Outubro 3 17:08:46 BRT 2006

Senhores,

são duas tentativas distintas, que levam a dois problemas distintos (eu acho)
=============================
Problema 1:
a máquina que estou usando aqui permite fazer RAID 0 por Hardware, eu
possuo 4 HDs SATA de 80 GB. Através do setup da controladora RAID
consigo fazer o RAID 0 (com apenas 2 HDS ou com os 4, tanto faz) e
durante o boot aparece o RAID feito (mostra o tamanho somado dos HDs).

O problema é que no sysinstall não mostra apenas um 'disco' de 320 GB
(ou dois de 160 GB), mas sim os 4 discos de 80 GB, como se o RAID 0
por Hardware não estivesse servindo para nada.

Bom, nunca mexi com RAID antes e talvez seja alguma cabeçada minha,
mas... pesquisando no google eu 'conclui' que o Freebsd não suporta
minha controladora RAID, portanto eu teria que instalar o Freebsd em
um dos HDs e ai, depois que o sistema estiver instalado, eu teria que
fazer um RAID 0 por Software, é isso? Estou certo?

Pelo o que andei pesquisando, eu terei que usar o gstripe RAID 0 com GEOM.

Ou eu estou falando besteira e tem alguma maneira de fazer com que o
sysinstall (na instalação) reconheça o RAID 0 que fiz por hardware?
=============================
Problema 2:
De qualquer modo eu tentei instalar o Freebsd (6.0 e 6.1) sem fazer
raid nem nada. Durante o boot (com ou sem ACPI, com ou sem SAFE MODE)
o processo congela (antes de chegar no sysinstall, sabe? quando está
listando os hardwares, no demsg) com a última mensagem sendo:
ehci0: [GIANT-LOCKED]

Então eu reinicio a máquina e ai passa normalmente e chega ao
sysinstall, entretanto se eu voltar a reiniciar a máquina, volta a
travar no ponto que falei acima (ehci0: [GIANT-LOCKED]), digamos que a
cada vez que reinicio a máquina uma vez congela nesse ponto e outra
não (com ou sem acpi, com ou sem safe mode).

No sysinstall eu consigo instalar certinho o FreeBSD e então no último
passo, na hora de sair do sysinstall e reiniciar a máquina, a máquina
congela.

Se eu for para o prompt (alt+f4, tenho que ir lá antes de congelar) lá
mostra que está dando sync no disco, vocês sabem, né? aquela mensagem
que dá antes de desligar, exemplo:
4... 2... 1... 1... 0... 0...
e ai, neste ponto, congela.

Quando eu reincio a máquina (a instalação foi feita certinha, exceto
pela 'congelada' do final, então ela deveria ter o boot manager) e
tento bootar pelo HD Sata, aparece a mensagem que não foi encontrado
nenhum S.O...

Alguém tem alguma idéia? Alguma luz? Por favor!!!
Ah. E obrigado pela paciência...

Valeu

--
Marcelo Rossi