[FUG-BR] RES: [Off-Topic] Revistas

Andrei de Oliveira Mosman listas em mosman.com.br
Segunda Outubro 16 18:10:37 BRST 2006

Geral, lá vou eu manifestar minha opinião...

Seguinte, nosso mundo é extremamente dinâmico, isso faz com que as revistas
voltadas à BSD e até mesmo ao linux principalmente no Brasil sejam fadadas
ao insucesso.

Por exemplo, colocar artigos em revistas sobre "como instalar o freebsd",
"como atualizar seu kernel", como configurar o qmail, postfix, samba, etc ou
quaisquer outros assuntos demasiadamente divulgados (vide google) seria
enterrar o processo. Essas coisas são legais para ser publicadas em howtos e
zines.

Então fica a pergunta, o que é de fato interessante publicar?

Bom, acho que o mais interessante seria mesmo ESTUDOS DE CASO, ou seja,
empresas falando sobre as soluções adotadas, como a solução se comporta,
qual o uptime, quais as dificuldades, quais os benefícios, etc. Pode até por
ventura ter um certo conteúdo ou informação técnica neste ponto, mas não à
exaustão.

Outro ponto importante é indicar também informações referentes à projetos
desenvolvidos especificamente pra BSD ou portados pro mesmo.

E é claro, um monte de entrevistas com as pessoas que contribuem pros
projetos que circundam o BSD, como por exemplo o Benzedrine (sei lá como
escreve o nome do cara) do PF, o pessoal do OpenSSH, os commiters do kernel,
buscando sempre identificar quais são os pontos que realmente pegam nesse
trabalho, mas não abordando sempre o sucesso do projeto mas sim as
dificuldades enfrentadas até hoje.

Tem várias coisas que seriam interessantes fugindo dos assuntos extremamente
técnicos, mas revista não é livro, muito menos howto. Revista é INFORMAÇÃO
GENÉRICA, ou seja, um panorama geral sobre o que de fato é interessante ou o
que pode vir a ser interessante em um futuro próximo.

Outra coisa importante para uma revista sobre BSD dar certo é que ela tem
que ser GRATUITA, pois só assim conseguiriam penetração suficiente para
garantir assinantes. O legal seria uma tiragem impressa limitada (ex: 1000
exemplares) e o restante distribuído eletronicamente (acho que seria legal
faze-la nos 6 primeiros meses exclusivamente em PS e PDF pra evitar custos
desnecessários. Mas diagramando como se fosse a própria revista impressa.

Claro que isso tudo é uma viagem na maionese sem tamanho, mas eu não tinha
nada melhor pra fazer resolvi engordar o off-topic.

Só uma coisa, um jornal mensal também seria legal (e bem mais barato que
revista. Algo no formato da revista/jornal "Caros Amigos".

Resumindo, mídia impressa é caro e sem garantia de compras, contudo, se
forem pra vender façam isso apenas distribuindo nas bancas da avenida
paulista (sp), avenida rio branco (rj), nos aeroportos e nas rodoviárias,
pois várias das pessoas que estão aqui na lista só comprariam a revista se
estivessem viajando.

To ficando por aqui.

Aguardo as pedradas.