[FUG-BR] [OFF Topic] Autenticação Speedy

Carlos Anderson Jardim cajardim em valesaude.com.br
Terça Outubro 17 14:01:50 BRST 2006

Marcelo/Porks escreveu:
> Senhores,
>
> Para quem usa, ou tem algum servidor com conexão Speedy Business.
>
> Gostaria de saber a opinião de vocês e as possíveis soluções que vocês
> arrumaram para o problema de que todo mês o speedy exige que o usuário
> entre em uma página da web e se autentique com um usuário e senha.
>
> Se o meu servidor possui uma conexão speedy business e esse servidor
> não tem ambiente gráfico, o que eu faço é quando o speedy cai (todo
> mês) eu pego uma outra máquina (com Windows XP) conecto no speedy com
> ela. E então autentico na página do speedy.

> [...]

Boa tarde Marcelo,

Eu utilizo um script em shell em conjunto com o lynx é bastante
interessante :D

Segue:

---------- cut ----------------

#!/bin/sh
###############################################################################
#                         SPEEDY BUSINESS - HOWTO
       #
###############################################################################
# Autor     : Edison Figueira Junior - <efigueira em brc.com.br>
# Mantenedor: BRconnection - http://www.brc.com.br
# Data      : 18/08/2003 - 07/10/2002
# Versão    : 2.0
# Copyright : LIVRE -  Este script/howto pode ser alterado/modificado e
# redistribuido, mantendo-se apenas a identificação do Autor e Mantenedor.

# A Telefonia em Setembro/Outubro de 2002  decidiu que os SPEEDY -
BUSINESS com
# IP fixo deverão ser autenticados.
# Essa autenticação diferentemente do SPEEDY HOME não utiliza o pppoe.
# Foi desenvolvido um mecanismo de autenticação proprietário, porem muito
# simples de se implementar.
#
# COMO FUNCIONA !!!
# -----------------
#
# Quando um pacote de rede (TCP/IP) é enviado para a internet atraves do
SPEEDY,
# o roteador da TELEFONICA verifica se tem o bit Host-Key esta setado
para a sua
# conexão, caso contrario o roteador desvia sua requisição para uma
página de
# login.

# Essa pagina hoje esta trabalhando na porta 85, porem não deixa de ser
protocolo
# http.
# Dois campos deste formulário devem ser preenchidos: Login/Senha.

# O Campo login dever ser preenchido da seguinte forma:
login em provedor.com.br.
# Esse login/senha tem que ser obtido com o seu provedor.

# COMO AUTOMATIZAR A CONEXAO COM LINUX ?
# --------------------------------------

# Usuários do BRmultiaccess que possuem qualquer tipo de contrato, e que
tenham
# a versao 3.6-2 ou superior, serão atualizados automaticamamente,
bastando
# apenas configurar o login e a senha em Conf >> Speedy Business, os que
  nao
# possuem  contrato  poderão baixar a atualização atraves do site
# http://www.brc.com.br.

# Os usuários de Linux no geral podem utilizar o script que segue abaixo:

## ChangeLog
# 18/03/2003 - incluido a nova URL de autenticação, a anterior ainda nao
foi removida
#          pois ainda existem SPEEDY com autenticacao nessa URL.

## ChangeLog
# 22/03/2003 - A versão 2.0 apresentou problemas com o RedHat7.1.
#              Foi alterado a estrutura das variáveis para "postagem"
#              dos dados através do lynx e agora o teste de conectividade
#              se baseia no ping. Caso o ping retorne "100% packet loss"
#              é realizado a autenticação e caso contrário, não.
#
#              Testado ok com Lynx Versão 2.8.4dev.16 (01 Jan 2001)

USERNAME=""; ### Coloque o seu login aqui nesta variavel ###
PASSWORD="";                   ### Coloque aqui sua senha nesta variavel
   ###
#URL_TEST="200.176.3.142";
URL_TEST="200.204.0.10";

POST_DATA="username=$USERNAME&password=$PASSWORD";
RET_TEST=`/sbin/ping -c1 $URL_TEST |/usr/bin/grep '100% packet loss'`; #
Verifica conectividade com a internet

if [ -z "$RET_TEST" ];
then
    #echo "Ja esta conectado !";
    exit 0;
else
    echo "Conectando ...";
    echo -e $POST_DATA |/usr/local/bin/lynx --dump --accept_all_cookies
-post_data
http://200.171.222.97:86/speedywebapp/servlet/logon?opcion=internet&CPURL=&username=$USERNAME&password=$PASSWORD;
fi

Espero ter ajudado.

Carlos Anderson Jardim
Tecnologia da Informacao - Redes e Internet
Santa Casa de São José dos Campos
Linux User #403727
FUG-BR User #381
Tel.: (12) 3925-1873 - 3925-1925