[FUG-BR] [OFF Topic] Autenticação Speedy

Ari Arantes ariarantes em gmail.com
Terça Outubro 17 15:37:19 BRST 2006

Irado,

Não querendo gerar polêmica, o provedor é totalmente necessário e
responsável pelo fornecimento de Internet ao usuário do Speedy.

Ao se associar como provedor de Speedy, o provedor tem 2 opções:

- montar uma rede ATM de altíssimo custo e se conectar ao backbone da Telefonica
ou
- comprar da Telefonica (Internet) e revender ao usuário

O fato do IP e Internet serem fornecidos pela Telefonica, é
simplesmente negócio. Todos os provedores optaram por comprar e
revender, simplesmente questão de custos. Apenas no início o Terra e
UOL que tinham rede ATM e forneciam IP + Internet aos usuários do
Speedy, porém migraram o possível para a rede da própria Telefonica. É
muito mais barato comprar da Telefonica e revender, sem custos de
manutenção da rede ATM e riscos operacionais.

Quem perde com a extinção do provedor são os próprios usuários que
serão mais 1 vez vítimas de mais 1 monopólio. E quem ganha com isso é
a própria Abusar, que ganha um associado (pagante mensal) e embolsa a
inscrição do usuário.

Os provedores estão brigando para poderem utilizar melhor a última
milha de par metálico e poder prestar um serviço próprio e de melhor
qualidade aos usuários, porém isso é bastante complicado e depende de
muita discussão com as operadoras e Anatel.

[]s,

Ari