[FUG-BR] Layer7

Quarta Outubro 18 19:16:48 BRST 2006

Isso é bom :-)

Nos outros tópicos que vi o pessoal só indicava o SNORT... mas nunca mostram
como funciona...

Já ativei as rules de p2p, deixei o ossec ligado... e ele não bloqueou
nada...

welkson

----- Original Message -----
From: "Patrick Tracanelli" <eksffa em freebsdbrasil.com.br>
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Wednesday, October 18, 2006 5:21 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Layer7

Fábio Cruz Gusmão wrote:
> Pessoal,
>
> Onde encontro material/documentação para filtrar layer7 no freebsd usando
> ipfw
> ou pf ou ainda usando snort-inlime?
> Não encontrei quase nada na rede.
>
> Um tempo atrás saiu aqui na lista que estavam dessenvolvendo esta feature
> para o
> ipfw, alguém sabe como anda?
>

> Att
> GUsmão

Gusmao,

Esta pronto, integrado, MFC'd no 6.2-PRERELEASE e funcionando. So falta
documentacao hehe.

Receita de bolo na thread:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-current/2006-June/063821.html

Soh nao eh trivial, porque eh via Netgraph, e netgraph eh quase
programacao hehe. Estou tentando estabelecer um padrao proprio aqui na
FreeBSD Brasil de pre-definir ng_tag cookies, e ja classificar a maioria
do trafego p2p mais comum, deixando pronto pra manipular com ipfw tag.
Mas nao esta pronto.

Voltando ao assunto, a unica parte horrivel eh ter que aprender ng_bpf hehe.

No FreeBSD 7 ou no 6.2-PRERELEASE:

man ng_tag
man ipfw (procure tag e tagged e de atencao a acao netgraph do ipfw)
man ng_bpf

Boa sorte, a aventura eh boa =P

--
Patrick Tracanelli