[FUG-BR] Log de Shutdown

Rodolfo Zappa rodolfo em archive.com.br
Quinta Outubro 19 11:00:58 BRST 2006

Nelson Pereira Júnior escreveu:
> Achei as mensagens no messages.0.bz2
>

> Vejam: As 18:48:22 foi mandado desligar. Mas ninguém fez isso. O único que
> tem acesso ao servidor sou eu mesmo. Eles nem sabem o que é FreeBSD, só
> mexem no Sistema. Acredito que o FreeBSD tenha se reiniciado sozinho. Alguém
> sabe o que pode ter acontecido? Isso acontece vez por outra, não foi apenas
> essa vez.
>

> ---------LOG---------
>

> Oct 16 18:48:22 lex rc.shutdown: 30 second watchdog timeout expired.
> Shutdown terminated.

> [...]

Este servidor tem acesso direto à Internet? Ele publica algum serviço em
ip válido, ou através de nat? Ele está atualizado (source e ports)?

Se você respondeu sim às 2 primeiras e não à última, você pode estar com
a sua máquina comprometida por um invasor.

Aí, o melhor a fazer é separar os discos desta máquina para análise
forense (ser for possível ou do interesse de descobrir o fdp), e
reinstalar a máquina do zero, restaurando apenas os backups de dados.

Execute o portaudit pra ver se tem algum software com vulnerabilidade
conhecida instalado (portaudit -Fad).

Boa sorte!

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
comercial em archive.com.br
http://www.archive.com.br