[FUG-BR] Problema de gerenciamento de memoria do squid.

Quinta Outubro 19 22:32:18 BRST 2006

On 10/19/06, Marco Moraes Filho <marco.moraes at atento.com.br> wrote:
> Estas info ajuda?

Um bocado

> cache_mem 100 MB

Está mantendo uma cache em memória grande, mas tudo bem.

> cache_swap_low 95
> cache_dir diskd /usr/local/squid/var/cache 3000 16 256 Q1=75 Q2=85

E uma cache em disco pequena, só 3 GB, mas pode ser o uficiente.

> Filesystem     Size    Used   Avail Capacity iused   ifree %iused
> Mounted on
> /dev/ad0s1a     71G    3.5G     62G     5%  182352 9497518    2%   /
> devfs          1.0K    1.0K      0B   100%       0       0  100%   /dev

O sistema de arquivos está tranquilo, e parece que você tem cerca
de 180 mil arquivos no cache.

Quando deu newfs, na criação do sistema de arquivos, deu alguma
opção para escolher a quantidade de i-nodes, tipo -i? Aparentemente
não.

Em média, cada arquivo na cache do squid tem cerca de 13 KB. Se
desse a opção -i 13000, sobraria um pouco mais de disco, pois a
tabela de i-nodes seria cerca de 40% menor.

No seu caso a média parece ser de cerca de 20 KB por arquivo. A minha
é de cerca de 12.5 KB.

> Memoria fisica 1024MB

Tem bastante memória.

> limit
>
> squid1-sta# limit
> cputime      unlimited
> filesize     unlimited
> datasize     524288 kbytes

Aqui indica que a área de dados do processo pode chegar a 512 MB, o
que é o default. Para o seu caso deveria ser o suficiente, pois a sua cache
é pequena.

Eu tive que aumentar a minha para 768 MB. Eu mandei um e-mail para a
lista informando como fiz.

Está acompanhando o comportamento do squid com o programa top?
Siguro que faça. Se quiser, coloque uma saída dele aqui.

João Rocha.