[FUG-BR] Para os gurus do PF+ALTQ

Sexta Outubro 20 17:52:39 BRST 2006

Felipe,

Para dar prioridade a um determinado host da rede eu consigo, sem
problemas... o problema é que preciso dar prioridade ao Asterisk, que fica
no próprio bsd... já rodei muito tcpdump, analisei com iftop, pra ver se
pego mais detalhes sobre a conexão do asterisk com o sip, para fazer a regra
correta...

Percebi que durante a ligação do voip o bsd comunica com vários ips da
classe 147.135.8.0 (broadvoice), mas não consigo montar a rule para
priorizar saídas para esses ips (ips da broadvoice).

Faz uns 2 meses que estou mexendo com pf, conheço pouco...

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial
Desenvolvimento / Gerência de Redes
welkson em focusautomacao.com.br

----- Original Message -----
From: "Felipe Neuwald" <felipe em neuwald.biz>
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd em fug.com.br>
Sent: Friday, October 20, 2006 3:54 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Para os gurus do PF+ALTQ

Welkson,

como você pode ver, esse QoS tem basicamente duas filas: VoIP e
não-VoIP. Todo o tráfego que não é VoIP, eu nem especifico por qual
queue que ele vai passar, então vai direto pela default.

Antes das regras que eu vou te passar aqui, eu tenho uma série de blocks
para $voip, o que garante a segurança e permite que eu deixe aberto mais
em baixo.

### Stateless rules (mostly for bandwidth management)
# VoIP
pass in quick on $if_wan from any to $voip queue dmz_voip
pass out quick on $if_dmz from any to $voip queue dmz_voip
pass in quick on $if_dmz from $voip to any queue inet_voip
pass out quick on $if_wan from $voip to any queue inet_voip

### Firewall default policy
block quick all label "DENY ALL ANY -> ANY"

Abs,

Felipe Neuwald.