[FUG-BR] Redundância de Servidores Web Diferentes

Alex Moura alexsm em gmail.com
Sexta Outubro 27 13:41:59 BRST 2006

On 10/27/06, Jorge Godoy <godoy em metalab.unc.edu> wrote:

> Num SuSE 10.1:
>
> ucarp - High Availability for Linux and Unix Services
>
>  UCARP allows a pair of hosts to share common virtual IP addresses in order
>  to provide automatic failover. It is a portable userland implementation
>  of the secure and patent-free Common Address Redundancy Protocol (CARP,
>  OpenBSD's alternative to VRRP).

Cristina, com a informação do Godoy, uma abordagem de solução seria
implementar a receita do Daniel usando CARP entre o seu FreeBSD e o
Linux, sendo que pode ser necessário fazer algumas adaptações na
receita, para o Linux. E, como se tratam de servidores web, você
provavelmente poderá ignorar nas receitas abaixo, as partes referentes
ao pfsync.

FreeBSD HA: Alta disponibilidade com CARP, Ifstated e pfsync
http://www.fug.com.br/content/view/124/9/

PF: Redundância de Firewall com CARP e pfsync
http://www.openbsd.org/faq/pf/pt/carp.html

Se implementar, depois poste suas experiências e resultados aqui na
lista. Se tiver disposição para documentar em um artigo para publicar
no www.fug.com.br, seria ótimo.

Bom trabalho,

Alex