[FUG-BR] Partição lógica

Antonio Torres antonio.torres em vsat.com.br
Quarta Abril 4 14:42:29 BRT 2007

xnow xsnow escreveu:
> Por que motivo o freebsd não pode ser instalado em
> partições lógicas? Aparece só a extended lá, as
> lógicas dentro dela não aparecem, já ouvi que "ah
> porque o bsd precisa de uma primaria pra ele" um pouco
> óbvio, mas por que? Não deveria ter um cd extra sei lá
> que deixasse de usar alguma funcionalidade pra que
> você pudesse instalar na lógica? Muitas pessoas só tem
> uma partição extendida o resto é tudo lógica, e ai?
> Ta, pode deletar lógicas e fazer uma primária pro bsd,
> mas se depois não quiser mais usar o bsd? O hd vai
> ficar dividido, porque a primária não vai voltar mais
> [...]

Trata-se de uma questão mais conceitual do que uma absolutamente técnica.

O FreeBSD foi desenvolvido basicamente para ser um servidor (veja o
slogan: "FreeBSD The Power to Serve"); como servidor não há necessidade
de "multi-boot".

Mais ainda: partição extendida foi uma "gambiarra" inventada para
permitir o velho M$-DOS acessar discos grandes com a qual convivemos até
hoje.

Como servidor, qualquer S.O. deve ter um sistema de arquivos o mais
robusto possível e não é desejável conviver com antigas "gambiarras";

Praticamente todos os "produtores" de S.O. *para servidores* concordam
com isso:
tente instalar um Ruindows Server , um Novell Enterprise, um RedHat
Enterprise, um Solaris, etc... "bootando" de partição extendida...

de maneira simples: não dá !

Que isso causa vários "inconvenientes" para uso *em desktops* concordo
em genero numero e grau, mas existem diversas ferramentas (especialmente
para Ruindows: Partition Magic, Acronis Disk Manager, etc) que te
permitem "brincar à vontade" com partições...

flames > /dev/null (TM irado)

[]s

Antonio Torres