[FUG-BR] Dump / Restore

Rodolfo Zappa listas-rod em zappa.eti.br
Segunda Abril 9 19:07:27 BRT 2007

Roberval Jesus Naka escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Tenho um servidor "A" com unidade de fita e quero fazer backup usando dump
> do servidor "B". Como faço para fazer esse backup de forma segura?
>
> Obroigado pela atenção de todos.

> !DSPAM:8,461a768e982601747069737!

Segue um breve roteiro que escrevi pros meus colegas de trabalho
(inclusive sobre como jogar e puxar via ssh, uma fita em outra máquina):

1) Como fazer backup com o DUMP:

# dump -h0 -0Luaf /dev/nsa0 /ad0s1a
ou
# dump -h0 -0Luaf - /dev/ad0s1a | ssh fulano em maquina dd of=/dir/data.dump
ou
# dump -h0 -0Luaf - /dev/ad0s1a | ssh fulano em maquina dd obs=4096
of=/dev/nsa0

2) Para restaurar interativamente, com o RESTORE:

# restore -ivf /dev/nsa0
ou
# ssh fulano em maquina dd ibs=4096 if=/dir/data.dump | restore -ivf -

3) Para reconstruir o filesystem com o RESTORE:

# newfs /dev/ad0s1a
# mount /dev/ad0s1a /mnt
# cd /mnt
# restore -rf /dev/nsa0

ou

# ssh fulano em maquina dd ibs=4096 if=/dir/data.dump | restore -rf -

4) Observação sobre utilização de unidades de fita:

a) Para aproveitar a mesma fita para vários jobs, utilizar o device
/dev/nsa0, em vez do /dev/sa0, pois o primeiro não rebobina a fita após
finalizar o job
    Ex:
        # dump -h0 -0Luaf /dev/nsa0 /ad0s1a ( backup da partição / )  -
posição 0 da fita
        # dump -h0 -0Luaf /dev/nsa0 /ad0s1d ( backup da partição /usr )
-  posição 1 da fita
        # dump -h0 -0Luaf /dev/nsa0 /ad0s1e ( backup da partição
/usr/local )  -  posição 2 da fita
        # dump -h0 -0Luaf /dev/nsa0 /ad0s1f ( backup da partição /var )
-  posição 3 da fita

5) Para restaurar um partição, primeiro posicionar a fita na posição
desejada
    Ex: Para restaurar algum arquivo da partição /dev/ad0s1f
anteriormente gravada na fita, no exemplo anterior (/var)

        # mt -f /dev/nsa0 rewind (rebobina a fita - posição 0)
        # mt -f /dev/nsa0 fsf 3 (avança a fita 3 posições. Como estava
rebobinada, coloca a fita na posição 3 )
        # restore -ivf /dev/nsa0

6) Observação sobre dispositivos de disco:

a) Os dispositivos IDE (ambos PATA e SATA) são conhecidos como /dev/ad:

    HD master da controladora IDE primária: /dev/ad0
    HD slave da controladora IDE primária: /dev/ad1
    HD master da controladora IDE secundária: /dev/ad3
    HD slave da controladora IDE secundária: /dev/ad4

b) Os dispositivos SCSI são conhecidos como /dev/da:

    HD 0 da controladora 0: /dev/da0

c) Os dispositivos de armazenamento USB também são conhecidos como /dev/da;

d) No BSD o disco é dividido em slices e em partições; As partições
ficam dentro de slices;
As partições também são conhecidas como "labels";

e) Os slices são nomeados s1..sn, dentro dos discos (dependendo da
quantidade existente).
    Ex.: Primeiro Slice do primeiro HD SCSI = /dev/da0s1 (observe que os
slices não começam em zero);

f) Os labels são nomeados por letras, começando em "a", dentro dos slices.
    Ex.: Primeiro label do primeiro slice do HD master da primeira IDE =
/dev/ad0s1a

g) Normalmente, quando o hd é dedicado ao BSD, ele possui apenas um
slice, que ocupa quase toda a área do disco
(sempre ficam algums kb de fora);

h) Convencionou-se utilizar o seguinte esquema de particionamento
(atribuição de labels):

    a = raíz (/)
    b = swap
    c = não usado (normalmente se usa este device para acessar todos os
labels de uma vez)
    d em diante, fica a critério do administrador do sistema;

i) Para criar slices, utilize o comando "fdisk". Para criar partições
use o comando "disklabel";
Para formatar um label, utiliza-se o comando "newfs";
Pode-se também usar o utilitário "sysinstall" para criar slices, criar e
formatar labels (é mais fácil);

j) Exemplo de saída do comando fdisk -s /dev/ad0:

    # fdisk -s /dev/ad0
    /dev/ad0: 38296 cyl 16 hd 255 sec
    Part        Start        Size Type Flags
       1:          63   156248127 0xa5 0x80

k) Exmplo de saída do comando disklabel /dev/ad0s1

    # disklabel /dev/ad0s1
    # /dev/ad0s1:
    8 partitions:
    #        size   offset    fstype   [fsize bsize bps/cpg]
      a:  1048576        0    4.2BSD     2048 16384     8
      b:  2097152  1048576      swap
      c: 156248127        0    unused        0     0         # "raw"
part, don't edit
      d: 20971520  3145728    4.2BSD     2048 16384 28552
      e: 32768000 24117248    4.2BSD     2048 16384 28552
      f: 99362879 56885248    4.2BSD     2048 16384 28544

--
Cordialmente,

Rodolfo Zappa

Archive TSP - Total Solution Provider
Nosso negócio é garantir que a sua rede de informações não pare!

(21) 2567-1842
rodolfo em archive.com.br
http://www.archive.com.br

"Se a gente se lança sem vigor, sete de dez ações tomadas não dão certo. É extremamente difícil tomar decisões num estado de agitação. Por outro lado, se sem se preocupar com as conseqüências menores, abordamos os problemas com o espírito afiado como uma lâmina, sempre encontramos a solução em menos tempo do que é necessáio para respirar sete vezes." Nabeshima Naoshige (1538-1618)