[FUG-BR] Atualizar um pacote!!!!

Carlos Anderson Jardim cajardim em valesaude.com.br
Quarta Abril 11 11:08:29 BRT 2007

Bom Dia Louis,

Creio que esse realmente é um ponto onde os Administradores ficam de
cabelo em pé mas na realidade não é bem assim, graças ao portupgrade.

Notei que voce quer atualizar o bind e o MailScanner para uma versão
mais nova, como eu utilizo os pacotes que voce citou posso falar que:

1 - Verifique se existe alguma modificacao de estrutura de diretorios
onde ficam os arquivos de configuracao (samba teve esse problema -
arquivo de usuario e senha);
2 - Verifique se os arquivos de configuracoes sofreram alguma
modificacao em definiçoes (squid teve esse problema - transparent proxy)

3 - Verifique se apos a atualizacao os arquivos que ficam em:
/usr/local/etc/rc.d/script.sh precisam de mais flags no /etc/rc.conf

4 - Verifique se um pacote atualizado precisa que sua dependencia sofra
uma atualizacao tambem que possa afetar outros pacotes instalados
(joomla + pdflib como dependencia e php5 + phppdf )

5 - Sempre apos o termino de uma atualizacao de um pacote é bom
verificar a mensagem que é deixada de procedimentos que deve ser tomada,
pois as vezes um administrador nao lê e simplesmente vai num rehash na
shell e reinicia o servico. >:)

No seu caso quanto ao MailScanner voce deve ter em mente que apos a
atualizacao o mailscanner.conf tem a sua atualizacao com o nome
mailscanner.conf.new.versao, neste caso basta copiar a nova versao para
o conf atual e reinciar os servicos e testar... e testar...

No caso do bind basta fazer a atualizacao não tem muito misterio tambem
atualize e reinicie o servico mas sempre levando em consideracao os
itens que falei acima.

Atenciosamente,

Carlos Anderson Jardim
Tecnologia da Informacao - Redes e Internet
Santa Casa de São José dos Campos
Linux User #403727
FUG-BR User #381
Tel.: (12) 3925-1873 - 3925-1925