[FUG-BR] RAID-5

Marcello Costa unixmafia em yahoo.com.br
Quinta Abril 19 16:20:46 BRT 2007

Eu sei que muitas vezes fazemos alguma coisa contra a nossa vontade ,
mas te conto um caso acontecido aqui na empresa

Havia um servidor "montado" com raid1 via software , havia um backup
diario do mesmo e que se houvesse uma situação de desastre eu perderia
algumas horas para colocar o servidor de volta , isso se eu tivesse
discos a mão e que assim mesmo correia o risco de perder dados que
fossem diferentes do backup, e que backup de alguma coisa estragada tem
o mesmo cheiro do original, fiz uma cotação de um servidor de primeira
linha "enter level" com redundância efetiva e mostrei o quanto custaria
tal solução , bem a pulga ficou solta e relembravamos ela, para
finalizara historia compramos o servidor de primeira linha com
redundancia efetiva, disco, fonte , rede, memória , transformei o
servidor "antigo" em replicador ,tempo real, e agora qdo alguem fala em
adquirir equipamento logo é citado que no mínimo deve ser algo similar
ou superior ao comprado , que foi o melhor investimento em equipamento
já feito na empresa, que foi comprado com redundância para "não ser
usada" e que precisa de 3 raios no mesmo local para termos problema,
redundancia + slave.

resumindo faça o que te mandam mas mostre qdo seria mais "barato" dormir
mais sussegado , um servidor desses sai por 10 mil enquanto um montado
sai uns 1000 reais mais barato , servidor não é desktop , sata não é
sas.

primeira coisa que fiz qdo chegou a maquineta foi instalar o FreeBSD 6.2
chamar o diretor da empresa para ve-lo e tirar os discos ,fonte e cooler
com ele funcionando para ser testemunhado , hehehehe

claro que tudo isso depende muito do negócio da sua empresa , o quanto é
crítico , em reais , um servidor fora do ar ou a perda de dados.

um detalhe esse servidor teve uptime de 263 dias e um outro desse tipo
que não é critico já passou de 500 dias de uptime, espero alcaçar pelo
menos 3 anos de uptime com essa maquineta, por enquanto tá só com 60
dias e consumindo absurdos 8 % de processamento

boa sorte na empreitada