[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

Rafael Fernandes ragatol em netsite.com.br
Terça Abril 24 00:45:11 BRT 2007

Não, não chega a tanto, mas é grande o suficiente para mim. :D

Não tenho tanto tempo nem tanta gente para fazer um projeto do tamanho do
FreeBSD do nada.
E também não tenho outra fonte de renda para poder fazer isso de graça.

BSDs tem décadas de avanço, meu projeto ainda não tem 1 ano.

Creio que o projeto FreeBSD cresceu porque está no caminho certo.
Desde quando era um projeto da AT&T e a universidade de Berkeley, envolveu
muita gente.
Mas foi dentro de um ambiente de universidade, de estudo e pesquisa que
ele cresceu e se tornou no que é.

Tive patrão por muito tempo antes de resolver tentar ser independente, ter
minha própria empresa.
Começa pequeno, e se estiver no caminho certo com certeza vai crescer.
Só não posso demorar muito, pois o capital que reservei para esta
tentativa é limitado.
Estou trabalhando muito mais agora do que quando tinha patrão! :D

É complicado pedir para que alguém que vive de comercializar software
fazer algo como um FreeBSD.
O dinheiro tem que vir de algum lugar. No caso de uma universidade, vem do
governo (na verdade, dos impostos), das mensalidades ou de investimento
direto de outras empresas. Já no caso de empresas, o dinheiro vem da venda
dos produtos, de suporte técnico, etc.

Sei que são coisas básicas e simples mas é meio complicado de realizar o
quanto são importantes e que devem ser consideradas.

Como eu disse em outra mensagem, quem pode se dar o luxo de fazer um
projeto grande e entregar de graça, que o faça.
A pessoa tem total liberdade para isto.

O que eu posso "doar" são algumas partes do meu projeto.
Se eu doar tudo, não tenho o que vender para pagar minhas contas.
E o que posso doar, vou fazê-lo pela licença BSD. Não me importo se outros
ganharem dinheiro com isso.
Se eu me importasse, usaria a GPL ou até mesmo não faria doação nenhuma.
Quando puder doar mais, doarei mais.

Só acho ruim quando a comunidade do software livre se junta para ditar que
vender software é errado.
Ou que fechar código é errado também. Ninguém é obrigado a compartilhar
tudo o que tem, isso é comunismo.
Quando eu testei o Fedora eu achei ridícula a atitude deles de proibir
usar software proprietário.
Não poder usar o Java da Sun, ou o Flash da Adobe, ou até mesmo o driver
da nVidia? Como que eu indico um sistema desse para usuário comum?

Acho bom existir a iniciativa do código aberto, faz o pessoal por a mão na
massa.
Incentiva os programadores a aprender mais, a pesquisar mais. A
concorrência é boa para a evolução dos programas.
Leio meu APUE salivando em fazer algo que contribua com a melhora do
FreeBSD, como um amigo da lista fez com o fast random dele. Mas por
enquanto ainda não tenho condições para isto pelos motivos citados acima.

Futuramente, se tudo caminhar como espero, com certeza terei a chance de
contribuir desta forma.

[]'s

Rafael.