[FUG-BR] PF + Bittorrent

Gilberto Villani Brito linux em giboia.org
Quinta Abril 26 09:16:38 BRT 2007

On 26/04/07, Flavio <fjcosta at gmail.com> wrote:

> Não é porque o hardware não agüenta gerenciar. Pelo menos não
> necessariamente. A mensagem de erro é clara: a função sendto() chamada
> pelo ping não consegue alocar memória. Creio que se você aumentar o
> valor de kern.ipc.maxsockbuf o problema será resolvido.

Eu já tive esse tipo de problema no meu firewall:
 ping: sendto: No buffer space available

E descobri que era túnel ALTQ mal configurado ou engargalado, aumentei
a banda e o problema acabou.
Trabalhar com ALTQ no PF é muito complicado, as vezes selecionamos uma
faixa de ip e esta não passa pelo túnel correto, somente pelo default
ou os outros ips que deveriam passar pelo default, passam por outro
túnel.
Fazer queue dinâmico no PF realmente é algo novo para mim, se você
descobrir, eu gostaria de saber.

Abraços
--
Gilberto Villani Brito