[FUG-BR] [OFF] BSD x GPL

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Sábado Abril 28 16:44:51 BRT 2007

Diego de Freitas Aranha wrote:

> Para mim, toda essa disputa BSD x GPL é *totamente* vazia e artificial.

O problema não tem a ver com "disputa", mas com compatibilidade. Stallman e
a FSF tentam, há muito tempo, impor o seu proóprio conceito de liberdade. O
mecanismo encontrado para isso foi convencer as pessoas de que se elas não
pusessem seu software sob a guarda da GPL o Império do Mal se apoderaria dele.

> As duas licenças são compatíveis. Nós usamos um monte de software GPL
> diariamente e o pessoal do lado de lá utiliza outro monte de software em
> licenças similares à BSD.

As licenças não são mutuamente compatíveis. A licença BSD sem a cláusula de
  publicidade é compatível com a GPL mas a GPL só é compatível com ela mesma.

> Os dois "movimentos" já deveriam ter aprendido a conviver há MUITO tempo.

Seria correto dizer isso apenas se os adeptos de SOs baseados em BSD ou as
pessoas simpáticas à licença BSD se considerassem um movimento. Daí para
virar uma seita, religião ou coisa parecida é um pulinho. Felizmente a
maioria de nós tem lucidez o bastante para não cometer esse erro.

___
Casantos