[FUG-BR] RES: [1/2 off] Qmail + dspam

Domingo Abril 29 11:43:17 BRT 2007

Ops, o outro email foi errado, desculpem!!!

> Se a tabela chegar aos 4GB (limite máximo de um arquivo no ufs) ai você
> vai ver a dor de cabeça.. heheheh

Pois é, por isto que já tirei o dito cujo da jogada, inclusive pro cliente
poder acessar via WEB tinha que ativar uma opção no apache de autenticar via
pop3, etc etc.. muito remendo... ou então eu que não soube como fazer.

> Eu nunca gostei do spamassassim por ser feito em perl (overhead) e ter
> um grande número de dependencias, mas com o spamc/spamd estou
> conseguindo utilizar o SA sem muitos problemas (embora ainda não goste
> muito do sistema de classificação dele...)

O perl é meio pesado mesmo, mas se você tiver muito tráfego, pode fazer um
front-end ou então mandar o spamc perguntar a um spamd remoto, que fica só
por conta.
A classificação é meio enjoada, mas com as regras brasileiras e usando imap
e mandando os usuários ajudarem você a classificar spam/ham dá bons
resultados.

> O spamc deve ser executado atraves do qmail-queue e não nos .qmail da
> vida (cada mensagem que passa no qmail-queue pode se tornar várias
> mensagens já que ela será copiada para cada e-mail local que recebe a
> mensagem). Isso também ajuda a reduzir o overhead no servidor.

Eu costumo usar no .qmail do usuario, pelo qmailadmin na opção "filtro de
spam". Assim, o usuario terá o email encaminhado para uma pasta "SPAM", e só
cairá no spamc mensagens efetivamente validas, após terem sido passadas pelo
antivírus, pelo spamcontrol, pelas rbl e etc etc.
Alem disso dou o controle do próprio usuário ativar ou não seu spam.

> Acredito que existam muitos programas que façam isso, mas se você tiver
> qualquer dificuldade tenho isso pronto aqui.

Quais programas? Perdi o "fio da meada"

> Tenho o pf+spamd (greylist) no front de batalha e SA no qmail com
> smtp-auth, solução toska e razoavelmente eficaz.

Bacana, aqui com muito tráfego divido os servidores, um para webmail, um
para qmail, um para spamd e por ai vai.

> Acho que o spamcontrol oferece os melhores recursos na prevenção dos
> spams, mas infelizmente não é compatível a instalação atual do qmail
> que
> venho utilizando.

O port do garga atualmente "quebrou um galho" já deixando o qmail pronto
para ser usado, mas alguns casos ainda não dá mesmo :(

> Se eu conseguir reunir a massa critica necessária por aqui, a idéia é
> gerar substitutos para o qmail-smtpd e o qmail-queue, integrando todas
> as funcionalidades originais com as tecnicas corretas para se combater
> os spams (smtp-auth, verificação de dns/reverso, spf, domainkeys,
> greylist, tarpit, etc..)

O Patrick se não me engano, estava querendo fazer um módulo pro qmail que
chamaria qualquer programa externo sem patch. O exemplo atual disto é o
softfail, não sei se isto poderia lhe ajudar já/.

> A idéia é ter alguma coisa compativel com o spamcontrol (recursos
> anti-spam e logs melhorados), mas sem patchs no qmail !
>
> As vantagens são obvias, principalmente no greylist aonde não será
> necessário utilizar a porta 587 para envio de e-mails.
>
> O único problema até agora é fazer com que o sistema seja compativel
> com
> qualquer instalação do qmail (original, vpopmail, ldap), a única
> alteração no entanto é na autenticação e verificação de usuários (no
> big
> deal).

Verifica se o que o Patrick fez pode lhe atender ou você basear no sistema
dele.

> Se isso vier a se concretizar, provavelmente não poderei mais dizer que
> uso o patch-qmail ;)

A vantage do qmaileh esta modularidade, tão criticada por outros NE hehee