[FUG-BR] RES: RES: [1/2 off] Qmail + dspam

Domingo Abril 29 19:39:21 BRT 2007

Olá Luiz!

> La se vai minha idéia de colocar em produção o dspam. O engraçado é que
> na documentação dele, existe
> uma solução com 300k caixas postais (se não me engano). Fico imaginando
> então a estrutura para isso tudo.

Eu também fiquei muito impressionado com o site deles, mas não entendi qual
a implementação que usaram.
Sei que no .qmail de cada usuário, a base crescia muito. Mas a classificação
era aceitável, mas, no meu caso, nada tão melhor que o spamd.
Talvez, como eu falei, eu fiz algo errado, mas não sei, fiz tudo que o
Google mandou hehehee.

> mas aqui, se estamos falando de dois servidores, acredito que usando um
> front end com pf+spamd fica
> mais robusto. ou não?

Nunca testei esta solução, não tenho cenário para  testá-la. Separando o
spamd/spamc e os serviços imap/pop e afins deu certo para mim, mas pode ser
uma boa o PF+spamd sim!
A vantagem no meu caso é que, usando um frontend qmail em cada serviço,
todas as verificações do spamcontrol são feitas.
Eu poderia fazer um frontend do dspam, mas eu iria processar muito lixo,
afinal ele não verifica NADA que o spamcontrol/rbl/greylist faz. Ele é um
Proxy smtp, vamos dizer assim..
Não sei se o PF/spamd diminuiria o lixo recebido, se poderia usá-lo para
conversar com o qmail.

O ideal é que   o sofware antispam entrasse no meio da conversação smtp,
depois que o cliente desse o comando "DATA" [email] [CR,.CR]

Aí ele deixou o qmail fazer todas as verificações smtp e só escaneou o
conteudo do [email].
O software que eu conheço que se integra razoavelmente bem assim é  o
trend(pago).

Daí não precisamos fazer muita peripécia prá funcionar, pois ele só entra em
ação depois que o cliente começa a dar os comandos do email.

> Esse é um dos problemas que tenho com o SA. Os usuários usam apenas
> pop3. Para ensinar novos spam,
> so pedindo para salvar a mensagem (pelo menos não conheço outra forma).
> Aqui o dspam com a história
> de assinaturas, ajuda bastante.

Com certeza, usuário tem que ajudar hehehe.
Você pode criar caixas spam/nospam e pedir pra eles encaminharem a mensagem.
O problema é que muitos Outlook Express que existem por aí apagam o
cabeçalho, alteram, etc etc, assim a classificação não fica perfeita.
A assinatura dele resolve isto, mas tem um problema. Por exemplo, se você
envia uma mensagem criptografada ou assinada digitalmente, ele vai anexá-la
ao corpo do email atual, afinal ele não pode abrir a mensagem assinada :)
Alguns usuários ficam doidos com isto.
Colocar a assinatura no header remete ao mesmo problema, alguns clients e de
email "comem" o cabeçalho.

> Isso me parece interessante. Hoje não consigo adicionar alguns
> softwares
> de greylist que encontrei.

O patch exttodo pode resolver(no port do qmail/spamcontrol do garga).
Atualmente ele é usado, no tutorial da FUG, para chamar o greylist da
freebsdbrasil. Você poderia chamar qualquer programa com ele, teoricamente.

Talvez este seja o caminho prá modularizar o qmail hehehe