[FUG-BR] RES: RES: RES: [1/2 off] Qmail + dspam

Segunda Abril 30 09:00:01 BRT 2007

> Como você filtra, por exemplo os IP de adsl? Na versão nova do simscan,
> eles estão incluindo o p0f.
> Muito legal para filtrar emails que vem, por exemplo, de máquinas
> windows. Logicamente temos o
> problema de windows legítimo enviando mensagens, mas estava sendo
> tratado isso.
>
> Bem interessante se pensar que muitas máquinas invadidas são windows comuns.
> [...]

Estas soluções comerciais variam. Algumas possuem opção de ativar via WEB
uma RBL. Outras já vem com algumas prontas e pagas hehee.

Como eu te falei, o que acho pior nestes gateways de e-mail é a falta de
implementações de segurança, como o spamcontrol tem.

Daí o seu qmail fica sobrecarregado, porque ele recebe do frontend uma
porção de emails, não podendo usar técnicas como greylist, spf, helo, etc
etc, porque o email vem do frontend.

No meu caso, para filtrar adsl, coloco no tcp.rules linhas bloqueando os
reversos de speedy, brasiltelecom, velox, etc etc.