[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Problema com som

William Grzybowski william88 em gmail.com
Quarta Agosto 1 08:47:34 BRT 2007

On 7/31/07, Carlos A. M. dos Santos <unixmania em gmail.com> wrote:

> Suponho que nada tenha sido alterado em termos de hardware e software,
> pelo menos não deliberadamente.

Absolutamente nada, nem mesmo a posição da placa pci

> O mais estranho disso tudo é que eu tenho 2 placas de som (uma
>
> Sugiro que rodes o seguinte comando, logo após o boot:
>
>      dmesg > dmesg.txt
>
> Isto salvará no arquivo dmesg.txt uma cópia das mensagens emitidas
> pelo SO durante a inicialização. Lê o arquivo e procura por linhas
> começando por "pcm". Caso não encontres nada manda uma mensagem pra
> lista com o conteúdo do arquivo.

Nao tem nada de anormal

> [...] No freebsd a onboard consegue carregar o modulo da onboard,
>
> O que mostra o comando "mixer"? O que usaste pra testar? Sugiro que testes
> com
>
>      mixer pcm 100 vol 100
>      dd if=/dev/random of=/dev/audio0.0 count=10
>
> Isso deve gerar um ruído aleatório.

Estranhamento o /dev/dsp1.0 (por ser pcm1) só aparece depois que tento tocar
alguma coisa...
O comando nao resultou em nada
Outra coisa que esqueci de comentar, a placa onboard surge no vmstat -i
ocupando o msm irq de outro dispositido controlador usb:
irq20: pcm1 ohci0                    151          0

> na placa de som emu10k1 quando carrego o módulo ele da um erro com
>
> "um erro" não ajuda. A saída do dmesg deve conter uma cópia dessa
> mensagem.

seria o seguinte erro:

pcm0: <Creative EMU10K1> port 0xa000-0xa01f irq 16 at device 6.0 on pci5
pcm0: ac97 codec invalid or not present (id == 0)
device_attach: pcm0 attach returned 6

já a placa onboard carrega normalmente:
pcm1: <nVidia nForce4> port 0xdc00-0xdcff,0xe000-0xe0ff mem
0xd3003000-0xd3003fff irq 20 at device 4.0 on pci0
pcm1: [ITHREAD]
pcm1: <Avance Logic ALC850 AC97 Codec>

> [...] As interrupções (irq) estão como automático na bios da placa mae,
>
> As controladoras são PCI então a interrupção usada não deve fazer
> diferença. Um problema que acontece às vezes é controladoras
> "brigarem" por interrupções e o BIOS não conseguir ativá-las. Sugiro
> que testes primeiro sem a SoudBlaster pra ver se funciona. Caso
> funcione, experimenta colocá-la em slots PCI diferentes. Lembra de
> olhar a saída do dmesg logo após o boot a cada tentativa.

 Ja tentei, soh com a onboard, soh com a off-board (desabilitando a onboard
na bios), trocando de slot pci..
Nada da resultados...

--
> Carlos A. M. dos Santos