[FUG-BR] Disponibilidade.

Quarta Agosto 1 16:12:00 BRT 2007

Gilberto Villani Brito wrote:
> Olá lista;
> Tenho um problema e gostaria de ouvir sugestões.
> Tenho um servidor em produção que vai ter alterações de hardware, mas
> eu não posso parar os serviços dessa máquina.
> A minha idéia é montar um cluster de alta disponibilidade com 2 máquinas.
> Não sei se é possível ou quais programas usar para que esse servidor
> redundante se atualize até ficar completamente sincronizado (na parte
> de dados) ao servidor original (tudo isso via ethernet).
> Seria um RAID1 via ethernet e depois que tiver tudo sincronizado eu
> [...]

Xoso, se voce nao tiver necessidade de acessar os dados em ambas as
estacoes simultaneamente (ou seja, nao ser failover+balancing), ai e'
totalmente viavel. A estrategia e fazer RAID1 pela rede combinando
gmirror com ggate.

Basicamente, a estrategia:

- Maquina B (offline) exporta um disco via ggated (disco nao montado)

- Maquina A (producao) importa o device da maquina B, criando localmente
o ggate0

- Maquina A faz gmirror usando da0 e tambem ggate0 como componentes.

Quando a sincronia do mirror estiver terminada, ggate0 e da0 serao
discos de RAID1 e estarao religiosamente iguais. Remova ggate0 do mirror
e use-o a vontade.

Limite: impossivel montar o disco exportado via ggate em 2 locais. Assim
sendo nao ha como monta-lo e usa-lo na maquina B enquanto maquina A
tambem o tem em uso como componente do gmirror.

Aparentemente esse limite nao eh um problema pro seu cenario, entao
manda bala =)

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.