[FUG-BR] [OFF-TOPIC] Prevenção contra arquivos apagados

Mario Augusto Mania m3.bsd.mania em gmail.com
Quinta Agosto 2 18:53:23 BRT 2007

Bem, vamos lah :)

Basicamente, voce precisaria saber como os arquivos estao sendo
apagados. Por exemplo:

Digamos que seu cliente usou rm atraves do ssh para apagar. Uma
solucao seria vc renomear o rm para rm.bsd, e "criar" um rm novo
(shell scrip, perl, python, etc... etc..) que, ao inves de apagar o
arquivo, ele "moveria" o arquivo para um diretorio secreto, por
exemplo /home/usuario/.Lixeira/, e criaria um arquivo texto com o nome
igual ao do arquivo acrescido de .path_original, onde dentro deste
arquivo ele gravaria o path de onde o arquivo estava. A partir dae eh
soh criar uma interface para ele acessar a lixeira e restaurar os
arquivos caso ele precise, e ainda definir no cron a execucao
periodica de um script que "apaga de verdade" os arquivos da lixeira
mais velhos que N dias.

bem... lah vem eu novamente com minhas gambiarras hehehehe

m3

Atenciosmente

Mario Augusto Mania <m3BSD>