[FUG-BR] Novel ganha batalha UNIX

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Segunda Agosto 13 22:39:03 BRT 2007

On 8/13/07, Marcelo Soares da Costa <unixmafia em yahoo.com.br> wrote:

> Novell ganha batalha pelos direitos do Unix
> Segunda-feira, 13 de agosto de 2007 - 14h18
> SÃO PAULO – A Novell volta a ser a única detentora dos direitos autorais
> do Unix e UnixWare.
[...]
> http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082007/13082007-8.shl

Isso é que é jornalismo comprometido com a boa informação do leitor!
(Sim eu estou sendo irônico aqui, caso não tenham percebido).

A Novell nunca deixou de ser a detentora do *copyright* (o termo
"direitos autorais" não se aplica), portanto não pode ter voltado a
sê-lo. Quem ler "Twenty Years of Berkeley Unix - From AT&T-Owned to
Freely Redistributable"
[http://www.oreilly.com/catalog/opensources/book/kirkmck.html] saberá
que ao comprar a USL, em 1992, a Novell se tornou detentora dos
direitos do Unix. Foi graças a isto, aliás, que o processo que a USL
movia contra a Universidade da California pôde ser encerrado. A Novell
nunca transferiu os direitos do Unix à SCO, apenas a licença de
comercializá-lo.

--
Carlos A. M. dos Santos