[FUG-BR] Cluster usando FreeBSD ( consulta )

Nilson Debatin nilson em forge.com.br
Sexta Agosto 31 11:00:41 BRT 2007

On Fri, 2007-08-31 at 09:14 +0000, Wildes Miranda de Oliveira wrote:

> O que voces acham do GEOM Gate Network Devices.
> http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/geom-ggate.html
>

> Wildes Miranda

Eu acho 100 vezes pior que NFS para o propósito de clusterizacão
pq nesse esquema é exportado a particao em si, na forma de RAW, ou
seja o cliente monta o file system localmente atravez de um layer
de rede. O que acontece é que são muito raros filesystems que
permitem a montagem simultanea. Ou seja, apenas 1 cliente por
vez vai poder montar esse "compartilhamento", se um segundo
cliente montar vai dar caca no fs, e é nesse ponto que o NFS
ganha pois pelo menos todos os nós vão poder montar e acessar
os dados ao mesmo tempo.

[]s
Nilson