[FUG-BR] Permissao do Home dos usuários

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Quarta Fevereiro 7 11:10:04 BRST 2007

Em Mon, 05 Feb 2007 09:52:27 -0200
Renato Luiz de Sousa <rensousa em iqm.unicamp.br> escreveu:

> Gostaria de alterar as permissões padrão.  Sei que com o comando
> chmod 700 /usr/home/usuario o sistema irá alterar, mas quero q ele já
> crie o home do usuário com permissão 700.

salvo engano, o q vc precisa é do umask (man umask). Um artigo que
acabo de ver (por coincidência) e que, talvez, responda seu
questionamento:

:== quote
*** What is umask and how to setup default umask under Linux? ***
What is umask and how is it determined on a Linux system?
The user file-creation mode mask (umask) is use to determine the file
permission for newly created files. It can be used to control the
default
file permission for new files. It is a four-digit octal number .
http://www.cyberciti.biz/tips/understanding-linux-unix-umask-value-usage.html

:== unquote

bem.. se isso não esclarecer pelo menos deve ajudar a confundir ;)

--
flames > /dev/null

saudações,
irado furioso com tudo
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
ou locupletamo-nos todos ou instaure-se a moralidade (barão de itararé)