[FUG-BR] RES: Famoso firewall do BSD

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Quinta Fevereiro 8 17:27:59 BRST 2007

Em minha humilde opinião:  OpenBSD + PF.

Trabalhei com o ipfw e sinceramente, você ter que usar divert pras
regras de nat é muito chato.

No PF o nat é feito dentro dele mesmo, ao invés de direcioná-lo a um
processo externo.

Outra, quando você tem que carregar uma regra nova no ipfw, todas as
regras são descarregadas e carregadas novamente, o que, dependendo to
tamanho dos arquivos de regra do teu firewall, pode ser bem chato.

No PF você pode manipular objetos (adicionar, remover, alterar) "on the fly". ;)

Sem contar que a sintaxe do PF é, em minha opinião, a mais elegante,
clara e fácil de entender.

Tentei estudar iptables, mas a sintaxe é muito complicada... se você
ficar um dia sem mexer nas regras de um firewall com iptables, quando
tem que trabalhar com ele vem sempre a pergunta "O que que isso faz
mesmo?" heheheheh.

Uma das coisas que mais prezo em ferramentas que lidam com segurança é
a facilidade de uso. Quando o negócio é muito complicado pras coisas
simples, os erros tendem a surgir logo.

Atualmente estou começando a mexer com FW-1 (comercial). Ele tem
muitas características boas, mas - como quase todo produto comercial -
tem umas coisas que achei desnecessariamente complicadas, mas no geral
é um bom firewall.

[]'s

--

No stupid signatures here.