[FUG-BR] Dicas de performance no Postfix

Ari Arantes ariarantes em gmail.com
Quinta Fevereiro 8 19:43:43 BRST 2007

Pessoal,

Tinha um servidor em produção com pouco mais que 1000 contas. Rodava
tudo 100%, mas quando adicionei um novo domínio com 1100 contas, o
servidor literalmente abriu o bico. Demora minutos para listar
postqueue -p e tudo fica muito lento.

Estava estourando o número máximo de conexãoes com o Mysql, mas eu
aumentei o limite no my.cnf do mysql e parou esse problema.

Mas o servidor continua muito lento.

Todos os e-mails passam por um outro servidor também com Postfix para
filtragem de spam e vírus.

Passou hoje o dia todo com mais de 2000 e-mails em
/var/spool/postfix/active, somente agora no começo da noite que
estabilizou. Mando uma mensagem para mim mesmo e chega na hora, antes
demorava demais (quase 1 hora).

Detalhe: esse domínio rodava num outro servidor com qmail e com
aproximandamente 2000 contas também, contando com esse domínio. Além
disso, a máquina que roda com o qmail é "pior" que esse novo servidor
com o Postfix.

Uso FreeBSD e o amavisd-new para antivírus. Estou com o spamassassin
desabilitado no amavisd. As contas dos usuários guardo no mysql no
estilo do postfixadmin.

O que posso fazer para melhor a performance desse servidor?

Obrigado,

Ari