[FUG-BR] Instalacao em Massa

Segunda Fevereiro 12 10:39:33 BRST 2007

On 2/7/07, Andre Sencioles <andre at sencioles.eng.br> wrote:
> cara... se você for fazer imgem do disco todo, vai ter que transferir
> uns 80gb (dependendo da capacidade do seu disco) pela rede...

Não exatamente.

Antes de fazer a imagem você pode fazer o seguinte em cada um dos
File Systems:

dd if=/dev/zero of=arquivo bs=1048576 ; rm arquivo

Vai gerar um arquivo contendo zeros ocupando o disco. Depois remove.
Compactadores adoram arquivos muito bem comportados. Então a
imagem do disco todo, depois de compactada, vai ficar só um pouquinho
maior que um tar de todos os arquivos compactados. E você garante que
todos são exatamente iguais e não terá nem o trabalho de fazer uma
instalação básica.

João Rocha.