[FUG-BR] Atualização do ports + sistema

Quinta Fevereiro 15 16:18:23 BRST 2007

Rafael Stockler escreveu:
> Desculpe a ignorância, sou usuario do Gentoo e estou tendo algumas
> duvidas sobre o ports.
>
> Pois tudo q tenho instalado é entrando na pasta do aplicativo que
> quero e faço make install clean. Porem senti uma dificuldade no caso
> de encontrar por exemplo o mysql, pois tem o mysql cliente eo mysql
> server e as versoes. Tive de procurar na arvore do ports.

Voce esta precisando ler o Handbook Rafael :) Vai deixar de se sentir
perdido.

Voce pode

cd /usr/src/
make search <key|name>=<valor>

Eventualmente

make search <key|name>=<valor> display=info,path
etc (para varrer o INDEX do que ha no ports)

O handbook tambem permitira que voce entenda como a estrutura de ports
eh organizada, e porque sempre que possivel havera aplicacao-client e
aplicacao-server separadamente (o segundo depende do primeiro quase
sempre, mas nem sempre o primeiro depende do segundo localmente, entao
por organizacao sao coisas separadas). Muitas vezes voce encontrara
aplicacao-lib apenas, tambem por organizacao e para melhorar o
cumprimento de dependencias, afinal eh diferente depender de uma lib que
implementa um recurso do que depender de toda uma gama de aplciacoes.

> O portupgrade apenas funciona pra pacotes jah instalados?

Sim. Para atualizar a arvore de ports em si, csup(1) ou portsnap(8).

Mas lembre-se que portupgrade eh apenas uma aplciacao do porttools, com
ela vem portinstall e uma familia inteira de scripts que talvez te
ajudem. Eu pessoalmente nao uso.

> Qual o metodo mais adequado para instalacoes de pacotes?

cd /usr/ports/<categoria>/<aplicacao>
make config
make install clean

> Estou mexendo no freeBSD a poucos dias e tá sendo muito construtivo.
> Porem, estou um pouco confuso ainda com muitas coisas.

70% das respostas que voce quer ja estao no Handbook e na FAQ :D Os
outros 20% que nao estarao, o pessoal da lista provavelmente se sentira
mais motivado pra ajudar hehe ;)

doc.fug.com.br
doc.fug.com.br/handbook
www.freebsd.org/handbook