[FUG-BR] Persistencia de Dados no FreeBSD

fabinho-zzz fabinho-zzz em bol.com.br
Segunda Fevereiro 26 17:49:39 BRT 2007

Voltando ao assunto inicial, eu queria dar minha opinião para o rapaz que mandou o primeiro e-mail.

Eu estou pesquisando prevayler agora, para usar numa aplicação em java pequena, nada muito preocupante. Já que estamos em situação parecida, eu vou colocar aqui os pontos que estou considerando:

1. Com DB ou persistência, o problema da queda de energia é resolvido. Quando o sistema volta ao ar depois de uma queda, o prevayler restaura a situação anterior (sem entrar em detalhes técnicos)

2. Os dados em memória são divividos em 'blocos', como se fossem tabelas, então você não precisa manter todos os blocos sempre na memória. Pode 'abrir' um bloco, usar e depois fechar de novo (caso a sua necessidade permita isso)

3. Os objetos que estão 'abertos' ficam na memória mesmo, não tem outro jeito.

4. O prevayler tem sua complexidade, assim como uma implementação de banco de dados (converter os objetos em registros e tabelas) também é complexo. Com esse pensamento eu acho que é mais fácil implementar um sistema com prevayler, já que vc sempre vai lidar com objetos, e não recordsets, connections, statements, etc, etc...

Essa é a minha visão. Se alguem quiser contar alguma experiência, também gostaria de ouvir, mas *** Flames > /dev/null ***

Abraços