[FUG-BR] C/C++ - Desenvolvimento no FreeBSD

gethostbyname gethostbyname em gmail.com
Quarta Fevereiro 28 00:39:12 BRT 2007

O meu email é baseado em opiniões pessoais. Qual ferramenta ou
biblioteca utilizar pode ser algo muito pessoal.

Você domina o gcc? Autoconf, automake e libtool? Seria bom também
controle de versão (subversion, de preferência) para você já ir se
acostumando com técnicas/ferramentas usadas em projetos de software livre.

*Ferramentas*:
Se o projeto que você quiser desenvolver for grande, eu sugiro uma IDE
para automatizar o desenvolvimento: Anjuta (a versão 2.x estável está
quase desenvolvida, eu acho. Essa nova versão vai ser excepcional.),
Eclipse ou NetBeans. As duas últimas desenvolvidas em JAVA; portanto,
você vai precisar de uma máquina melhor devido a lentidão inerente a
JAVA (Eu muito gosto da linguagem JAVA, da API e tal; mas, para mim, é
uma lentidão [na inicialização] inquestionável). Caso contrário, utilize
o emacs mesmo como ferramenta no modo texto.

*Sobre "as funções que o sistema disponbiliza"*:
O que exatamente você pretende aprender/fazer no sistema?
Na maioria das vezes você vai utilizar:
- bibliotecas externas ao SO, geralmente portáveis
- bibliotecas relacionadas a C e/ou C++
- bibliotecas relacionadas ao POSIX

 Nada verdadeiramente específico do FreeBSD. É justamente essa a causa
da portabilidade entre os unix(s): devido a padronização das linguagens
C/C++ e do padrão POSIX.
Você deveria procurar ler é sobre o padrão POSIX, então.

Eu recomendo esses livros que abordam algumas coisas do POSIX:

* Practical Unix programming : a guide to concurrency, communication,
and multithreading <-- Esse livro é bem antigo, mas tem muitas
explicações boas nele. Você poderia pular algumas partes que ele foge do
POSIX atual e ler as outras partes normalmente.
Robbins, Kay A

* POSIX Programmer's Guide
Writing Portable UNIX Programs with the POSIX.1 Standard
Donald A. Lewine
Data General Corporation

É bom ter a própria especificação do POSIX para consulta. O padrão atual
tem quase 4000 páginas hehehe. Tente procurar uma versão completa na
rede P2P. Se não encontrar, me diga. Eu consegui essa versão completa
gratuitamente de uma pessoa do OpenGroup que gentilmente me adicionou
como colaborador do padrão só para eu ter acesso à versão completa. Eu
gostei da atitude desse cara que coordena uma lista de discussão do
posix dentro do OpenGroup.

até,
gethostbyname