[FUG-BR] PF + ALTQ com PRIQ

Rafael - Gmail rafajsp em gmail.com
Quarta Fevereiro 28 12:22:50 BRT 2007

Boa tarde,

Estou tentando implementar um esquema de controle de Banda PF + ALTQ e
somente me interessa priq, pois só quero controle no upload.(Me corrijam se
eu estiver errado)
Pois bem, andei estudando alguns artigos, o histórico da lista, e o manual
do PF no qual eu peguei a base para minhas regras, que estão a seguir:

# Controle de banda
altq on $ext_if priq bandwidth 1Mb queue { trafego_out, normal_out,
voip_out }
 queue trafego_out      priq(default)
 queue normal_out       priority 13
 queue voip_out         priority 15

# Filtro
pass out on $ext_if proto tcp from <voip> to any modulate state queue
voip_out
pass out on $ext_if proto udp from <voip> to any keep state queue voip_out

Analisando o que acabei de implementar:

# pfctl -vv -sq
queue trafego_out priq( default )
  [ pkts:       7194  bytes:     815446  dropped pkts:      0 bytes:
     0 ]
  [ qlength:   0/ 50 ]
  [ measured:    30.7 packets/s, 24.45Kb/s ]
queue normal_out priority 13
  [ pkts:          0  bytes:          0  dropped pkts:      0 bytes:
     0 ]
  [ qlength:   0/ 50 ]
  [ measured:     0.0 packets/s, 0 b/s ]
queue voip_out priority 15
  [ pkts:          0  bytes:          0  dropped pkts:      0 bytes:
     0 ]
  [ qlength:   0/ 50 ]
  [ measured:     0.0 packets/s, 0 b/s ]

Me parece que estou errando em alguma parte, pois não calcula.

Att,
Rafael Simão